Saúde

5 sintomas da Menopausa que você não deve ignorar


Os sinais de alerta de uma menopausa, como ondas de calor ou menstruação irregular, por exemplo, geralmente surgem de maneira gradual alguns meses anteriores à mulher entrar nesse ciclo da vida. Isso ocorre por conta das taxas de estrogéno que vão caindo no decorrer do tempo, e provocando algumas mudanças no corpo feminino. Confira a seguir 5 sintomas da Menopausa que você não deve ignorar!


5 sintomas da Menopausa que você não deve ignorar

Menstruação irregular

Um dos primeiros sintomas de que a mulher pode estar entrando na fase da menopausa é a menstruação irregular, que pode vir com menos ou mais frequência. Esse período é denominado de perimenopausa, e é uma época de fase entre a vida reprodutiva e a não reprodutiva.

Ondas de calor

As ondas de calor podem acontecer em algumas mulheres na fase anterior à menopausa, podendo aparecer até mesmo antes da etapa de irregularidades na menstruação, e durar por alguns anos, mesmo após à entrada na menopausa. Esse sinal faz com que a mulher sinta calor repentinamente e sem motivo algum.

Mudanças de humor

Outro sintoma comum que pode apontar para a proximidade da menopausa são as alterações de humor como ansiedade, irritabilidade, mau humor e cansaço em excesso. As mudanças podem acontecer por conta das variações hormonais da ocorrência da menopausa.

Aumento do peso corporal

Nessa época da vida da mulher, ela pode ganhar peso, já que acontece uma redução no metabolismo, e consequentemente, na queima calórica corporal, por causa da diminuição das taxas de estrógeno.

Incontinência urinária

A incontinência urinária pode acontecer na menopausa, já que a diminuição do estrógeno também prejudica o revestimento da uretra, o canal onde é eliminada a urina.

VEJA TAMBÉM: 5 ERROS AO FAZER JEJUM INTERMITENTE

Diagnóstico da menopausa

O diagnóstico de menopausa é realizado pelo ginecologista de acordo com os sintomas apresentados pela mulher e na falta de menstruação por 12 meses seguidos. O médico ainda pode pedir um exame para conferir as taxas do hormônio FSH, progesterona e estrógeno no sangue, para a confirmação da ocorrência da menopausa.

Consulte sempre o seu médico para confirmação de diagnósticos e para buscar o melhor tratamento para o seu caso!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.