Saúde

É isso o que acontece com o seu corpo quando você toma refrigerante!


É isso o que acontece com o seu corpo quando você toma refrigerante!

O refrigerante é um dos maiores inimigos da nossa saúde. E por mais diversos motivos, já que ele não tem nenhum valor nutricional. Pelo contrário, só faz mal à saúde. Vamos conferir mais detalhes e o que a bebida causa no seu organismo?


É isso o que acontece com o seu corpo quando você toma refrigerante!

Você sabia que uma lata de refrigerante com 350 ml equivale a 10 colheres de chá de açúcar?  Isso corresponde a quantidade recomendada por dia para uma pessoa adulta de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

VEJA TAMBÉM: APRENDA A FAZER UM REFRIGERANTE CASEIRO MUITO FÁCIL E MAIS SAUDÁVEL QUE AS BEBIDAS TRADICIONAIS.

Primeiros 10 minutos: ao tomar uma lata de 350 ml de refrigerante, saiba que uma média de 10 colheres de chá de açúcar atingem o seu estômago. Uma quantidade que equivale ao total do que é recomendado por dia.

20 minutos: A taxa de açúcar no sangue está elevada, o que força uma enorme liberação da insulina pelo pâncreas, hormônio responsável pelo acesso da energia nas nossas células. Como ocorre uma enorme descarga de açúcar, toxinas e ácido fosfórico, causa um sobrecarregamento do fígado, que transforma o açúcar em gordura.

40 minutos: a absorção da cafeína que se encontra no refrigerante está concluída. Neste momento, a pressão do sangue aumenta, as pupilas dilatam, o fígado responde a ação bombeando mais açúcar no sangue e os receptores da adenosina, que atua no controle da energia do corpo, age no cérebro para evitar tonturas.

45 minutos: o organismo eleva a produção de dopamina, um neurotransmissor, o que estimula o prazer no nosso corpo. Fisicamente falando é a mesma sensação causada pela heroína.

50 minutos: Nesta fase o ácido fosfórico empurra o magnésio, cálcio e zinco para o intestino, o que acelera o metabolismo. As elevadas taxas de açúcar elevam a excreção do cálcio na urina.

60 minutos: Depois de uma hora de ter consumido o refrigerante, as substâncias diuréticas da cafeína começam a agir. O indivíduo sente vontade de urinar e nessa etapa você elimina zinco, cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento de diversos órgãos, como os ossos e o coração. Conforme diminui o prazer proporcionado pela cafeína e pelo açúcar, começa a cair as taxas de açúcar no sangue. E dá início um processo de sonolência e irritação.

Por isso o ideal é sempre optar por bebidas menos calóricas e especialmente consumir bastante água no decorrer do dia!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *