Saúde

5 Benefícios do repolho que você precisa conferir!


O Repolho é um vegetal que pode ser consumido cozido, refogado, cru, nos proporcionando uma grande variedade de pratos no dia a dia. Rico em minerais e vitaminas, além de ter poucas calorias e ajudar no emagrecimento, o repolho pode trazer algumas vantagens para sua saúde. Veja a seguir os 5 Benefícios do repolho que você precisa conferir!


5 Benefícios do repolho que você precisa conferir!

1. Ajuda a combater processos inflamatórios

A inflamação é um processo natural do nosso corpo que age para a defesa de agentes infecciosos. Mas, a a inflamação crônica por muito tempo está relacionada a artrite reumatoide, doenças cardíacas e doença inflamatória intestinal. O repolho, da mesma forma como os outros vegetais crucíferos, possuem uma enorme quantidade de antioxidantes como o campferol e o sulforafano, que auxiliam na redução do processo inflamatório e diminuem o risco dessas doenças.

2. Ajuda na digestão

Por ser rico em fibras insolúveis, tipo de carboidrato que nosso corpo não consegue processar, o repolho facilita o processo de digestão e aumenta o volume de fezes e regula o movimento intestinal.

3. Regula a pressão arterial

Quem tem hipertensão sabe que é necessário diminuir o consumo de sódio pela alimentação. Mas, algumas pesquisas indicam que elevar o consumo de potássio, presente principalmente no repolho-roxo, é tão fundamental quanto reduzir o sal. Isso ocorre porque esse mineral incentiva o organismo a eliminar o sódio por meio da urina e relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, auxiliando na redução do pressão. Duas xícaras do repolho-roxo proporcionam 12% da ingestão indicada de potássio.

4. Pode diminuir as taxas de colesterol

O repolho age na regulação das taxas de colesterol de dois jeitos. A primeira ocorre por conta do teor de fibras solúveis, que se associam às moléculas de colesterol ruim (LDL) no nosso intestino e evitam com que elas sejam absorvidas pelo organismo. A segunda acontece por causa da presença dos fitoesterois, propriedades que possuem uma estrutura química similar a do LDL, e por conta disso elas conseguem se conectar aos canais responsáveis por absorver o colesterol ruim, bloqueando a passagem e permitindo a eliminação.

VEJA TAMBÉM: 5 BENEFÍCIOS DA BANANA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

5. excelente fonte de vitamina K1

Uma xícara de repolho proporciona 85% das demandas diárias da vitamina K1, que age como cofator das enzimas da coagulação sanguínea. A falta dessa vitamina pode levar a sangramentos gengivais e elevam riscos de hemorragias.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *