Saúde

5 sintomas que podem indicar problemas nos rins


Os rins têm o formato de grãos de feijão, são pares e estão situados entre a parede posterior do abdome e o peritônio. Sua coloração é vermelho-parda. Os rins possuem como principal função o sistema urinário, e ajudam a manter a homeostasia dos líquidos corporais. Veja a seguir os 5 sintomas que podem indicar problemas nos rins!


5 sintomas que podem indicar problemas nos rins

1. Alterações na urina

É essencial saber identificar por meio da urina se os rins apresentam algum tipo de dificuldade em seu funcionamento. Ou seja, é sinal de problema e de exigência de uma avaliação médica quando a urina estiver com sangue, odor desagradável, escura ou pálida, ou incontinência.

2. Anemia

Um sinal muito grave que indica que os rins podem não estar bem é um quadro de anemia. Isso porque são eles os órgãos que possuem a responsabilidade de estimular a medula óssea a produzir glóbulos. E uma baixa contagem de glóbulos vermelhos causa anemia.

VEJA TAMBÉM: 7 SINTOMAS QUE INDICAM UM PROBLEMA NO FÍGADO

3. Cansaço em excesso

Quando os rins não estão funcionando da maneira correta, o sangue apresenta certa dificuldade para realizar o transporte do oxigênio até as células do corpo. E esse quadro resulta em fadiga.

VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS DE CISTO NO OVÁRIO QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS DE HIPERTIREOIDISMO QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR

4. Dores nas costas

Principalmente nos casos de indivíduos na terceira idade, as dores na área lombar podem indicar uma doença renal. Nestes casos a dor é intensa e vem acompanhada de outros sintomas, como sensação de ardor e dificuldade para urinar.

5. Coceira na pele

Se os rins não estão bem e não conseguem filtrar as toxinas do sangue, para saírem pela urina, os resíduos ficam nos tecidos, o que causa coceiras e até formigamentos.

Procure sempre seu médico quando suspeitar de alguma doença e faça exames de rotina!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *