Dieta

Dieta Dash: O que é e como fazer


Dieta Dash: O que é e como fazer

A dieta DASH é um plano de alimentação que possui como meta auxiliar na redução da pressão arterial. Entretanto, também tem sido usada para perda de peso e ajudar no controle da diabetes. Saiba que DASH vem do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer Métodos para Combater a Hipertensão.



Dieta Dash: O que é e como fazer

A dieta tem como foco o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais. Vale citar que a Dieta DASH não prioriza somente a diminuição do sal para o controle da hipertensão, no entanto, foca especialmente na melhora da qualidade dos alimentos ingeridos diariamente, o que também auxilia no controle de outros problemas, como colesterol alto, obesidade e diabetes. Sem contar que não é preciso comprar alimentos específicos para a dieta DASH.

Alimentos permitidos na Dieta DASH

Os alimentos que podem ser consumidos em maiores quantidades são os ricos em fibras, potássio, proteína, magnésio, cálcio e as gorduras insaturadas, como:

  • Legumes e verduras;
  • Frutas;
  • Leite e derivados desnatados;
  • Grãos integrais, como aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, e quinoa;
  • Carnes magras, preferencialmente frango, peixes e cortes magros de carnes vermelhas.

A quantidade de sal deve ser de 2,300 mg de sódio por dia, o equivalente a uma colher de chá. Já a quantidade desses alimentos no dia a dia vai depender da quantidade calórica diária que o organismo precisa, o que deve ser calculado pelo nutricionista.

Também é essencial a prática de exercícios físicos regulares, pois favorece a diminuição da pressão arterial e controle do peso, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

VEJA TAMBÉM: COMO FAZER DIETA DO OVO

Alimentos que devem ser evitados na Dieta DASH

  • Doces e alimentos ricos em açúcar, inclusive produtos industrializados como refrigerantes, biscoitos recheados, achocolatados, além de massas prontas para bolos;
  • Alimentos ricos em farinha branca, como macarrão, biscoitos e pão branco;
  • Alimentos ricos em gordura saturada, como salsicha, linguiça, carnes vermelhas ricas em gordura e bacon;
  • Bebidas.

Além disso, diminuir o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio como alimentos prontos congelados, cubos de caldo de tempero, linguiça, salsicha, sopa em pó.

DIETA DASH

https://blogjejumintermitente.com.br/como-fazer-dieta-do-ovo/

Antes de começar qualquer dieta, procure um médico ou nutricionista para avaliação do seu caso.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *