Saúde

5 sintomas de cisto no ovário que você não deve ignorar


Muitas mulheres têm ao menos um cisto no ovário todo mês, por conta da menstruação. No entanto, em algumas situações é preciso ficar em alerta com eles. Confira os 5 sintomas de cisto no ovário que você não deve ignorar!


5 sintomas de cisto no ovário que você não deve ignorar

O cisto no ovário é uma bolsa repleta de líquidos que pode se formar ao redor ou dentro do ovário e que pode resultar em dificuldade para engravidar, atraso na menstruação ou dor.

1. Inchaço

O inchaço é sinal vago, no entanto, pode estar associado a cistos ovarianos, o que vai depender do tamanho. A maior parte das mulheres apresenta cistos menores que 10 centímetros, no entanto, alguns cistos podem se tornar enormes, com o tamanho, por exemplo, de uma melancia. Muitas consideram isso como ganho de peso, mas a dor abdominal pode ser o resultado da massa aumentando no estômago. Por isso a importância de fazer um exame de ultra-som para investigar o inchaço persistente.

2. Vontade de urinar o tempo todo

Um outro sintoma de cisto ovariano é a vontade de fazer xixi o tempo inteiro. Caso o cisto esteja empurrando a sua bexiga, você pode sentir o desejo de urinar. Muitas sentem a vontade de urinar, e não conseguem, por conta do bloqueio do cisto.

VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS DA MENOPAUSA QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR

VEJA TAMBÉM: 7 SINTOMAS DE FÍGADO DOENTE QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR PASSAR

3. Sangramento fora do ciclo normal

Quando os cistos ovarianos crescem, podem afetar os hormônios. Mulheres que sofrem com a síndrome do ovário policístico – que nada mais é do que diversos pequenos cistos nos ovários –, podem ter sangramento fora do ciclo, seja pela ausência de ovulação ou pela ovulação frequente. Isso ocorre por conta de desequilíbrio de estrogênio, testosterona e progesterona, de acordo com a ginecologista e obstetra (EUA), Alyssa Dweck. Caso você tenha outros sinais associados com a síndrome, como problemas de fertilidade, ganho de peso e acne, o melhor é procurar um médico.

4. Dor pélvica

O sinal de cisto no ovário mais comum é a dor na parte inferior direita ou esquerda da pélvis, onde se encontra os ovários. E ela não some. Você pode sentir quando pratica exercício físico ou tem relação.

5. Dores frequentes nas pernas ou nas costas

Claro que dor nas pernas ou costas pode ser sinal de muita coisa, no entanto, se o seu médico descartar todas as possibilidades, vale considerar um cisto como motivo e realizar um exame para confirmar o diagnóstico.

Caso você desconfie por conta dos sintomas de um quadro de cisto, consulte o seu médico que solicitará os exames necessários para o correto diagnóstico. E realize periodicamente exames para deixar a saúde em dia!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *