Saúde

O que é Kombucha e para que serve?


O que é Kombucha e para que serve?

O Kombucha é uma bebida fermentada produzida por meio de chás, como o chá verde ou chá preto, adoçados, com adição de uma cultura de bactérias e leveduras, populares como SCOBY, que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico, além de melhorar o funcionamento do intestino.



O que é Kombucha e para que serve?

O Kombucha ainda conta com elevadas quantidades de Vitamina C e polifenóis, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo. A bebida tem um sabor similar com uma cidra espumante de maçã e o consumo traz vários benefícios para a saúde. Confira alguns:

  • Age como desintoxicante

Por se ligar as toxinas no corpo, estimula a eliminação das toxinas do organismo por meio da excreção.

  • Melhora o funcionamento do intestino

A bebida é ótima para o bom funcionamento do nosso intestino, já que equilibra a microbiota intestinal.

  • Melhora o funcionamento do fígado

E por isso se torna uma ótima alternativa para consumo após os tratamentos com remédios, como antibióticos.

Como fazer kombucha

Ingredientes

3 litros de água mineral;
1 panela de aço inoxidável
1 cogumelo de kombucha, o SCOBY;
1 xícara de açúcar refinado;
5 sachês de chá preto;
1 tigela de vidro escaldado com água quente.

VEJA TAMBÉM: SPIRULINA PARA QUE É E PARA QUE SERVE! ENTENDA!

Modo de Preparo

Lave muito bem as mãos e os utensílios do preparo, passando vinagre e água quente para auxiliar na eliminação de qualquer contaminação por micro-organismos. Coloque a água mineral na panela e leve para esquentar. Quando a água começar a ferver, acrescente o açúcar e depois misture muito bem. Depois, desligue o fogo e acrescente os saquinhos de chá e deixe em infusão por até 15 minutos.

Coloque o chá no recipiente de vidro e aguarde esfriar até que fique em temperatura ambiente. Depois acrescente o cogumelo de kombucha e cubra o frasco de vidro com um elástico e um pano que vai possibilitar a circulação do ar. Guarde o frasco em um lugar arejado e sem a presença de luz por em média de 6 a 10 dias, período em que a bebida final estará pronta para consumo. Armazene a bebida em refrigeração por até 5 dias. Saiba que no final do procedimento, uma colônia kombucha é formada por cima da primeira, a qual pode ser armazenada na geladeira ou até mesmo doada.

VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS QUE INDICAM PROBLEMA NOS RINS

Contraindicações do Kombucha

O consumo de Kombucha não é indicado para crianças, gestantes ou lactantes. Também não é recomendada para indivíduos com problemas grave no fígado, pulmões ou rins. E por conter açúcar em sua composição, portadores de diabetes devem consumir a bebida apenas com a orientação de um médico ou de um nutricionista.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *