Saúde

Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma Paracetamol


Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma Paracetamol no artigo a seguir e fique informado com a saúde! Lembrando que medicamentos só devem ser consumidos e interrompidos com conhecimento de um médico!


Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma Paracetamol

Os analgésicos se encontram entre os medicamentos mais consumidos em todo o mundo. Basta se queixar de uma dor muscular ou de cabeça, por exemplo, que alguém te oferece um comprimido, não é mesmo? E é aí que entra o paracetamol, eficiente, barato e considerado como seguro se utilizado da maneira correta, quando o assunto é dor. Isso porque o medicamento tem o poder de inibir a produção de prostaglandinas, propriedades envolvidas na dor, e age no hipotálamo, área cerebral que tem a função de regular a temperatura corporal. Saiba que o paracetamol começa a agir entre meia hora e uma hora depois de consumido.

VEJA TAMBÉM: FARMACÊUTICA RECOLHE LOSARTANA DO MERCADO

No entanto, a comercialização sem uma receita médica não quer dizer que a utilização por conta própria está liberado. Isso porque os adultos não devem ultrapassar a dose diária de 4 g (4000 mg) de paracetamol, em doses a cada 4 ou 6 horas. Lembrando que não se deve ultrapassar mais de 1 grama em uma mesma dose. Já as crianças de até 12 anos não podem tomar mais de 75 mg/kg de peso em um período de 24 horas, o que por exemplo, equivale a 0,75 g (750 mg) para uma criança com 10 kg.

Vale ressaltar que assim que é ingerido, o medicamento passa pelo nosso sistema digestivo e sofre metabolização pelo fígado. Quando ingerido em dose maior do que a indicada, intoxica as células e pode causar graves danos hepáticos. Especialistas em saúde definem como abusiva a utilização do remédio por mais de 10 dias seguidos ou ainda acima de 5 gramas do princípio ativo diário. O manual do FDA (entidade que regula os remédios nos Estados Unidos), indica a ingestão da menor dose possível, pelo menor tempo necessário e sempre com a orientação de um médico.

Saiba que a intoxicação por Paracetamol é tida como a maior causa de prejuízos ao fígado no Ocidente. Nos EUA, equivale a mais da metade dos casos de falência hepática por quadro de overdose e motiva 20% de transplantes do órgão, de acordo com um estudo recente publicado no chinês Journal of Clinical and Translational Hepatology.

A superdosagem (dose única acima de 12 gramas) podem surgir em poucas horas e até cinco dias após o consumo da substância na forma de confusão mental, náusea, danos ao fígado e confusão mental. Há episódios de hepatite fulminante depois de um episódio único de overdose.

Consulte sempre seu médico antes de começar qualquer tratamento médico!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.