Que jogue a primeira calcinha a mulher que nunca sofreu com cólicas menstruais! Saiba que essa condição se caracteriza por dores na área inferior do abdome que afeta entre 50% a 90% das mulheres em idade fértil. A intensidade das dores varia de mulher para outra. Portanto, confira 5 Dicas para aliviar a cólica menstrual!
5 Dicas para aliviar a cólica menstrual
Alimentação
Diversas recomendações sobre a dieta têm sido relatadas para auxiliar na redução das cólicas menstruais, mas ainda existem controvérsias para definir qual a mais eficaz. Uma delas é a dieta que inclui pouca gordura, com ingestão de leite e pobre em sódio. A falta de cálcio (do leite), nas células musculares pode excitar as fibras musculares e causar a dor.
VEJA TAMBÉM: ISTO É O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO VOCÊ TOMA ANTICONCEPCIONAL
Vale citar que a medicina tradicional chinesa afirma que alimentos frios ou crus podem deixar a energia dos canais da área abdominal estagnadas e isso causa uma piora nas dores. Por isso, prefira os alimentos quentes, como sopas e chás e evite nesse período sorvetes, por exemplo.
Massagens
Uma pesquisa realizada na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) no ano de 2005 associou um efeito positivo sobre a Massagem do Tecido Conjuntivo (MTC) como uma terapia alternativa à medicamentosa para as mulheres que sofrem no período menstrual.
A massagem pode ser realizada na área abdominal abaixo do umbigo, como se você estivesse apalpando o útero. No local da lombar de fora para dentro traga a pele e a musculatura em suaves movimentos acima da bacia direcionando à coluna. Use o seu dedo polegar e faça massagem em movimento circular no sentido horário por 10 minutos.
VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS DA TROMBOSE QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR
Aposte nos chás
Aposte em chás como hortelã, lavanda, alecrim, camomila, erva-doce e hortelã, que são plantas com ação antiespasmódica, relaxante, analgésica, calmante e anti-inflamatória e vão ajudar no alívio das cólicas menstruais.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos estimula a liberação de endorfina, o que consequentemente melhora o fluxo sanguíneo pélvico e ajuda a aliviar os sintomas da dor.
Calor no local
Uma maneira simples para aliviar a cólica menstrual é aplicar fonte de calor na área do baixo-ventre. Use uma compressa, bolsa de água quente ou até mesmo um banho quente.
O ideal é aquecer a região uterina para estimular a dilatação dos vasos sanguíneos e dessa forma, facilitar a metabolização das prostaglandinas, o que alivia a contração muscular.
Não se esqueça de procurar sempre seu médico antes de começar qualquer tratamento.