Os sintomas que apontam um quadro de colesterol alto, geralmente, não existem, e é possível identificar o problema por meio do exame de sangue. No entanto, o colesterol em excesso pode ocasionar um depósito de gordura no fígado, e podem surgir alguns sinais de alerta. Portanto, Confira os sinais que podem indicar colesterol alto a seguir!
Confira os sinais que podem indicar colesterol alto
Algumas pessoas podem apresentar sintomas de colesterol alto como:
- Inchaço abdominal sem motivo;
- Maior sensibilidade na área da barriga;
- Xantelasma ou bolinhas de gordura na pele.
VEJA TAMBÉM: 7 SINTOMAS QUE INDICAM UM PROBLEMA NO FÍGADO
VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS DA MENOPAUSA QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR
Como saber se estou com colesterol alto
A única forma absoluta de saber se o colesterol está ou não alto, é através do exame de sangue para uma avaliação das quantidades de colesterol ruim, bom, total e triglicerídeos. O exame é simples e realizado com jejum de até 12 horas.
O que causa o colesterol alto?
A maior causa do colesterol alto é a qualidade ruim da alimentação, rica em alimentos como frituras, gordurosas e produtos industrializados. Ressaltando que o sedentarismo e hábitos de vida nada saudáveis, como fumar ou beber, também elevam um quadro de colesterol ruim. Sem mencionar o fato de que algumas pessoas sofrem com colesterol alto por fatores genéticos.
Tipos de colesterol
Saiba que na nossa corrente sanguínea podemos encontrar lipoproteínas que estão associadas ao colesterol:
Colesterol HDL
O chamado colesterol bom é de e alta densidade e retira uma parte do colesterol das artérias melhorando o nosso fluxo sanguíneo, e assim previne riscos de AVC e infarto. Sua produção ocorre por meio da atividade física.
Colesterol LDL
O colesterol ruim é uma lipoproteína de densidade baixa que pode se acumular nas artérias e dessa forma prejudicar o fluxo do sangue para os órgãos, e pode causar AVC e Infarto. Hábitos como alimentação ruim podem elevar o colesterol ruim.
O colesterol VLDL
O colesterol VLDL é uma lipoproteína que libera os triglicerídeos que são armazenados no tecido adiposo. Para a produção de energia, o tecido adiposo origina a lipoproteína LDL.
Por isso é muito importante realizar periodicamente exames de rotina para conferir se sua saúde está em dia, e se há problemas de colesterol alto. Consulte sempre o seu médico!