Dieta Saúde

Para que serve Triptofano


Você já ouviu falar em Triptofano? Saiba que o aminoácido essencial tem como função principal anteceder a serotonina, um neurotransmissor com papel fundamental no sistema nervoso, responsável por regular o humor, temperatura corporal, apetite, funções cognitivas, atividade motora e sono. Vamos conferir Para que serve Triptofano?


Para que serve Triptofano

Saiba que uma das características principais deste aminoácido é que ele não é produzido pelo nosso corpo. Por isso o seu consumo depende de suplementação e de uma dieta balanceada.

O suplemento é utilizado como uma alternativa para o tratamento de estresse, distúrbios do sono e ansiedade. Ele age no organismo diminuindo as taxas de cortisol, uma substância relacionada ao estresse, ajudando a manter o equilíbrio das atividades hormonais e nervosas do nosso corpo.

Qual a função do triptofano?

Sua função não foca apenas na síntese proteica e crescimento, mas também ajuda a regular mecanismos fisiológicos importantes. Seu aumento na qualidade do sono é uma de suas principais características, sendo que o suplemento é precursor da niacina (vitamina B3), um dos aminoácidos que atuam no estímulo do hormônio do crescimento e a secreção da insulina.

Vale ressaltar que o Triptofano pode ser encontrado em alguns alimentos, como peito de frango, banana, amendoim, ovo, abacate, entre outros.

+++VEJA TAMBÉM PARA QUE SERVE MOROSIL

Benefícios do triptofano

  • Diminuição do estresse;
  • controle da ansiedade;
  • melhora do humor;
  • aumento da saciedade;
  • melhora da qualidade do sono;
  • controle do peso.

Triptofano emagrece?

O suplemento, como um precursor da serotonina, age como um coadjuvante no emagrecimento. Com a quantidade normal do neurotransmissor, a pessoa obtém a saciedade de forma mais fácil e dessa maneira, consegue controlar o consumo de açúcares. Sem contar que o triptofano tem como função a supressão da fome, atuando no controle da compulsão alimentar.

Como tomar triptofano?

Alguns estudos recomendam que o uso deve ser feito depois da última refeição, mas faz-se necessária a consulta com seu nutricionista para que ele possa indicar a dose de acordo com suas necessidades e rotina. Grávidas, lactantes e pacientes com comorbidades devem consultar seu médico antes de consumir o suplemento.

Uma cápsula de Triptofano possui 0 Kcal / 0 kJ. Portanto, pode ser usado durante o jejum.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *