O Jejum Intermitente é uma estratégia usada desde a Era Paleolítica, quando o homem dependia da caça e da disponibilidade de alimentos para comer. Mas, embora o método não seja algo recente, costuma trazer dúvidas, como por exemplo: Quais são os alimentos indicados para quebrar o jejum intermitente? Vamos conferir algumas dicas a seguir? Dessa forma você elabora o cardápio da melhor forma, de acordo com seu objetivo!
Alimentos indicados para quebrar o jejum intermitente
O indicado é quebrar o jejum com alimentos saudáveis e leves, para aproveitar as vantagens que o JI nos proporciona. Aposte em alimentos ricos em proteínas, leves, com boas gorduras, além de vegetais, legumes e frutas.
Vale ressaltar que como seu organismo estava em jejum, o sistema digestivo estava em repouso, e por isso não é recomendado quebrar com alimentos ricos em carboidratos e açúcares, para não dar um choque no organismo. Isso poderá irritar o intestino, além de colocar por água abaixo todo o seu esforço com o JI. Fuja de alimentos industrializados e processados, como bolos, pães, macarrão, pizzas, sorvetes, biscoitos e refrigerantes.
Confira a seguir algumas dicas de alimentos para quebrar o jejum da forma correta:
Gorduras boas
Gorduras boas oferecem uma ótima sensação de saciedade. Opte por alimentos como abacate, linhaça, nozes, chia, castanhas, amêndoas e azeite de oliva.
Frutas
As frutas são ótimas para quebrar jejum. Dê preferência as que possuem reduzido índice glicêmico, como damasco, laranja, morango, cereja, maçã e kiwi.
Proteínas
Alimentos ricos em proteínas garantem um elevado teor de saciedade, fazendo com que a fome não venha tão cedo. Aposte em ovos, carnes, peixes e queijos.
Folhosos e vegetais
Estes são os tipos de alimentos que podem ser inseridos em qualquer tipo de dieta. Consuma os que contam com baixo amido e taxa glicêmica, como tomate, alface, pepino, couve, espinafre, brócolis e rúcula.
O ideal é sempre escolher alimentos saudáveis e contar com a ajuda de um profissional antes de começar qualquer dieta.