Jejum Intermitente Saúde

Como evitar queda de cabelo no jejum intermitente


O Jejum Intermitente é uma prática adotada geralmente por quem pretende perder peso. No entanto, alguns praticantes do JI podem sofrer alguns efeitos da dieta, como queda capilar. Por isso, vamos dar dicas a seguir de como evitar queda de cabelo no jejum intermitente. Confiram!


Como evitar queda de cabelo no jejum intermitente

Diversos fatores levam à queda capilar durante o Jejum Intermitente ou outro tipo de dieta. Vamos conferir alguns deles:

Estresse

O estresse é uma das maiores causas da queda de cabelo. Isso porque se o seu organismo passa por uma brusca transição alimentar, pode elevar as taxas de stress do seu corpo, que precisa se adaptar a essa mudança de forma rápida. E se você não fizer uma dieta correta, poderá se sentir estressado por conta das deficiências alimentares e restrição de calorias.

Falta de nutrientes fundamentais

Fazer o Jejum intermitente necessariamente não quer dizer que você precise alterar a sua dieta e sua rotina alimentar. Na verdade, o que fazemos é mudar os horários em que comemos. Entretanto, ao alterar a sua dieta, você pode perder minerais e nutrientes que o seu organismo necessita para garantir a saúde do seu cabelo. Por isso é tão importante um acompanhamento de um profissional, como um nutricionista, por exemplo, para evitar problemas em sua dieta, como a queda capilar.

Déficit calórico

Ao fazer uma dieta como o Jejum, provavelmente você consumirá menos calorias do que o habitual. E isso pode acarretar a um déficit calórico que o organismo não está acostumado. Sem contar que dietas restritivas podem afetar a saúde capilar.

Vale citar que dependendo do regime que você seguir, pode ocorrer uma redução de proteína. E quando acontece essa deficiência no corpo, o organismo se obriga a selecionar para onde mandar o pouco de aminoácido que possui, e que consiste na matéria prima da proteína, para a manutenção das funções vitais.

Confira estas dicas para evitar queda capilar

Geralmente quem faz Jejum, opta pelo protocolo intermediário de 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação. E acaba fazendo cerca de 3 refeições por dia. No entanto, essas refeições devem conter todos os minerais necessários para garantir uma refeição nutritiva, além da quantidade ideal de carboidratos e gorduras boas. Confira aqui dicas de cardápios para quebrar jejum.

Procure incluir em suas refeições 6 xícaras de vegetais verdes junto com proteínas para deixar sua dieta bem nutritiva e para fortalecer seu cabelo. Inclua também alimentos como:

  • Leite;
  • Ovos;
  • Oleaginosas;
  • Brócolis;
  • Alho;
  • Ostras;
  • Amendoim.

Lembrando que o Jejum Intermitente não causará queda capilar caso você esteja fazendo da forma correta, e junto com uma dieta adequada a sua rotina e elaborada por um especialista. Por isso sempre salientamos a busca por um profissional antes de iniciar qualquer dieta.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *