Saúde

Depois de morte de bebê nos EUA, Anvisa recolhe cinco marcas de fórmulas infantis com suspeita de contaminação no Brasil


Depois de morte de bebê nos EUA Anvisa recolhe cinco marcas de fórmulas infantis com suspeita de contaminação no Brasil

Medida foi tomada depois da investigação de 4 internações de bebê que ingeriram itens de lotes suspeitos das marcas Similac PM 60/40, Similac, Human Milk Fortifier, Alimentum e EleCare, da Abbott.


Depois de morte de bebê nos EUA Anvisa recolhe cinco marcas de fórmulas infantis com suspeita de contaminação no Brasil

A Anvisa definiu o recall de lotes das fórmulas infantis em pó Similac PM 60/40, Similac, Human Milk Fortifier, Alimentum e EleCare, da Abbott Nutrition, fabricados em Sturgis, nos Estados Unidos.

A medida faz parte de um alerta mundial realizado depois da abertura de investigação que envolve quatro internações de bebês com menos de seis meses, e uma morte, que consumiram as fórmulas.

VEJA TAMBÉM: TOXICOLÓGICO DA CANTORA PAULINHA INDICA FÍGADO LESIONADO POR PRODUTOS EMAGRECEDORES

VEJA TAMBÉM: APÓS MORTE, ANVISA FAZ ALERTA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CHÁS DE EMAGRECIMENTO EM CÁPSULAS 

Em uma inspeção realizada na fábrica de Sturgis, foi localizada uma bactéria nociva em superfícies de locais de produção do produto.

A Agência nacional proibiu a importação, a venda, a propaganda, a distribuição e a utilização de lotes das fórmulas suspeitas. De acordo com informações da Anvisa, três dos bebês adoecidos por conta da contaminação tiveram infecções pela bactéria Cronobacter sakazakii, e a outra criança por Salmonella Newport. Na investigação, realizada pela Food and Drugs Administration (FDA), instituição regulatória dos Estados Unidos, a bactéria Cronobacter sakazakii, que pode ocasionar séries doenças transmitidas por meio dos alimentos especialmente em bebês, foi achada na fábrica.

VEJA TAMBÉM: FARMACÊUTICA RECOLHE LOSARTANA DO MERCADO

De acordo com a FDA, a inspeção na unidade definiu que, no local, a empresa não possuía um sistema de controle que compreendesse todas as fases de processamento para evitar a contaminação microbiana do produto. Além disso, a equipe de funcionários que atuava com os produtos também não utilizava as roupas de proteção.

Como identificar os lotes?

Os lotes suspeitos de contaminação que estão sendo recolhidos em nosso país podem ser identificados pelos dígitos na parte inferior do produto. Conforme indicações da Anvisa, as numerações do lote se iniciam om os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, e possuem K8, SH ou Z2, com a data de validade para o dia 1 de abril de 2022 ou data posterior.

Se você estiver com os produtos desse lote, a recomendação da Anvisa é não consumir o produto e informar a Abbott para a devolução do item pelo e-mail nutricaobrasil@abbott.com ou pelo telefone 08008912690.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *