Saúde

Carambola: Entenda por que essa fruta pode ser mortal para algumas pessoas!


Carambola: Entenda por que essa fruta pode ser mortal para algumas pessoas!

A carambola é uma fruta tropical bem conhecida em nosso país. Fonte de vitaminas A, B e C, além de antioxidantes, o alimento é capaz de fortalecer o sistema imunológico e ainda combate os radicais livres, propriedades que prejudicam o nosso organismo. Embora tenha benefícios, como a ação antioxidante atuando na prevenção do envelhecimento precoce, a carambola possui uma propriedade tóxica que pode causar problemas sérios e até mesmo matar. Vamos entender?



Carambola: Entenda por que essa fruta pode ser mortal para algumas pessoas!

Pesquisadores das faculdades de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), de Medicina (FMRP) e da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, confirmaram por meio de um estudo que a fruta tem uma substância tóxica denominada caramboxina, que em excesso faz mal para o nosso organismo.

No entanto, é muito importante ressaltar que o consumo de fruta é mais perigoso para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, especialmente no estágio mais avançado da doença. Isso porque os rins desses pacientes não realizam a adequada filtragem do sangue, e dessa maneira, não conseguem eliminar a caramboxina do organismo. Se a propriedade chegar ao sistema nervoso central, a toxina pode ocasionar desordens neurológicas com sinais como convulsões, coma, confusão mental, soluços e até mesmo a mote em casos mais sérios.

VEJA TAMBÉM: 5 SINTOMAS QUE PODEM INDICAR PROBLEMAS NOS RINS 

VEJA TAMBÉM: 7 SINAIS QUE INDICAM UM PROBLEMA NO FÍGADO

Quem não tem problemas renais pode consumir a carambola à vontade?

Em indivíduos saudáveis o sangue é normalmente filtrado pelos rins, que eliminam a toxina pela urina. Mesmo assim, a recomendação é que o consumo da fruta seja realizada com cautela, evitando o excesso.

Há registros de intoxicação em pessoas sem problemas renais ou de saúde que comeram dez ou mais unidades de carambola e até mesmo tomaram somente um copo de 200 ml do suco da fruta (sem água). Se você consumir o alimento e perceber qualquer tipo de desconforto fora do normal, procure um médico.

FONTE: UOL

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *