Jejum Intermitente

Quem tem diabetes pode fazer Jejum Intermitente?


O Jejum intermitente ganhou destaque nos últimos anos entre os indivíduos que querem perder peso. Isso porque ao alternar períodos de alimentação com de jejum, o organismo utiliza as reservas de gordura para gerar energia. Mas, e quem tem diabetes pode fazer jejum intermitente? Vamos descobrir a seguir!


Quem tem diabetes pode fazer Jejum Intermitente?

Vale dizer antes de tudo quem tem tendência a quadros de hipoglicemia, como pacientes com diabetes tipo 1, ou problemas de doenças como insuficiência renal, insuficiência hepática e anorexia, pode ter quedas graves de açúcar no sangue ao ficar muito tempo sem se alimentar.

Por isso, se você possui Diabetes tipo 1, não é recomendada a prática do Jejum Intermitente. Já no caso do Diabetes tipo 2, o Jejum pode até mesmo ajudar no tratamento da doença.

VEJA TAMBÉM: QUEM TEM GASTRITE PODE FAZER JEJUM INTERMITENTE?

VEJA TAMBÉM: DIARREIA NO JEJUM INTERMITENTE

O Diabetes tipo 2 é um diabetes desenvolvido ao longo da vida, especialmente após os 45 anos de idade, por conta do sedentarismo e excesso de peso. Por ajudar na perda de peso, o jejum intermitente atua como um tratamento no quadro de resistência à insulina, uma condição que aumenta o risco desse tipo de diabetes. Sem mencionar o fato de que o regime ainda dá uma “folga ao pâncreas”.

Nos pacientes com diabetes 2, o pâncreas perde de forma progressiva a capacidade de produção de insulina na quantidade ideal para eliminar a glicose que foi absorvida depois das refeições, o que aumenta as taxas de açúcar no sangue. Com a redução de refeições por conta da prática do jejum intermitente, o pâncreas acaba trabalhando menos e ajuda no tratamento contra o diabetes tipo 2. Por isso o Jejum intermitente pode ajudar no tratamento dos indivíduos nessa condição

Lembrando que mesmo os pacientes com diabetes tipo 2 devem consultar seu médico antes de praticar o jejum intermitente ou começar qualquer outra dieta.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *