O hipertireoidismo corresponde a uma alta na produção dos hormônios da tireoide, a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Saiba que este aumento causa uma aceleração do metabolismo e traz diversos sintomas. Vamos conferir os Sintomas do Hipertireoidismo que você não deve ignorar?
Sintomas do Hipertireoidismo que você não deve ignorar
- Taquicardia;
- Perda de peso rápida;
- Queda de cabelo;
- Olhos esbugalhados;
- Unhas quebradiças e fraca;
- Agitação.
O que é hipertireoidismo
A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e tem cerca de 5 centímetros de tamanho. E o seu funcionamento afeta todo o organismo e pode prejudicar os órgãos, se ela não estiver em plena capacidade. Vale citar que embora o hormônio T3 ocorre menor quantidade em nosso organismo, é ele que de fato “trabalha” no metabolismo. Já o T4, que ocorre em maior quantidade, tem menos potência, e durante todo o seu trajeto pelo nosso corpo, vira T3 para atuar nas células.
VEJA TAMBÉM: CARDÁPIO PARA QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO
E com a elevação da quantidade de T3 e T4 no sangue, o hipertireoidismo causa uma aceleração no organismo. O coração bate mais rápido, por exemplo, o que pode causar quadros de taquicardia.
Prevenção do hipertireoidismo
A questão alimentar mais importante para a devida formação dos hormônios T3 e T4 é o consumo adequado de iodo. Para proteger a glândula, o ideal é ingerir 150 microgramas por dia.
Diagnóstico do hipertireoidismo
Além de uma avaliação histórica e clínica do indivíduo, o médio pode solicitar exames de sangue para a medição dos níveis de T3 e T4 na corrente sanguínea.
Tratamento do hipertireoidismo
Depois de realizado o diagnóstico, o médico deve levar em conta as causas do problema, o estado de saúde do paciente e a idade para a prescrição de remédios.
Se você estiver com suspeita de um quadro de hipertireoidismo, consulte seu médico!
Tenho hipertireoidismo