Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma Paracetamol no artigo a seguir e fique informado com a saúde! Lembrando que medicamentos só devem ser consumidos e interrompidos com conhecimento de um médico!
Descubra o que acontece com seu corpo quando você toma Paracetamol
Os analgésicos se encontram entre os medicamentos mais consumidos em todo o mundo. Basta se queixar de uma dor muscular ou de cabeça, por exemplo, que alguém te oferece um comprimido, não é mesmo? E é aí que entra o paracetamol, eficiente, barato e considerado como seguro se utilizado da maneira correta, quando o assunto é dor. Isso porque o medicamento tem o poder de inibir a produção de prostaglandinas, propriedades envolvidas na dor, e age no hipotálamo, área cerebral que tem a função de regular a temperatura corporal. Saiba que o paracetamol começa a agir entre meia hora e uma hora depois de consumido.
VEJA TAMBÉM: FARMACÊUTICA RECOLHE LOSARTANA DO MERCADO
No entanto, a comercialização sem uma receita médica não quer dizer que a utilização por conta própria está liberado. Isso porque os adultos não devem ultrapassar a dose diária de 4 g (4000 mg) de paracetamol, em doses a cada 4 ou 6 horas. Lembrando que não se deve ultrapassar mais de 1 grama em uma mesma dose. Já as crianças de até 12 anos não podem tomar mais de 75 mg/kg de peso em um período de 24 horas, o que por exemplo, equivale a 0,75 g (750 mg) para uma criança com 10 kg.
Vale ressaltar que assim que é ingerido, o medicamento passa pelo nosso sistema digestivo e sofre metabolização pelo fígado. Quando ingerido em dose maior do que a indicada, intoxica as células e pode causar graves danos hepáticos. Especialistas em saúde definem como abusiva a utilização do remédio por mais de 10 dias seguidos ou ainda acima de 5 gramas do princípio ativo diário. O manual do FDA (entidade que regula os remédios nos Estados Unidos), indica a ingestão da menor dose possível, pelo menor tempo necessário e sempre com a orientação de um médico.
Saiba que a intoxicação por Paracetamol é tida como a maior causa de prejuízos ao fígado no Ocidente. Nos EUA, equivale a mais da metade dos casos de falência hepática por quadro de overdose e motiva 20% de transplantes do órgão, de acordo com um estudo recente publicado no chinês Journal of Clinical and Translational Hepatology.
A superdosagem (dose única acima de 12 gramas) podem surgir em poucas horas e até cinco dias após o consumo da substância na forma de confusão mental, náusea, danos ao fígado e confusão mental. Há episódios de hepatite fulminante depois de um episódio único de overdose.
Consulte sempre seu médico antes de começar qualquer tratamento médico!