Jejum Intermitente

Como acabar com mau hálito no Jejum Intermitente


O Jejum Intermitente é um método muito utilizado por quem pretende perder alguns quilos. Ao intercalar períodos em jejum com janelas de alimentação, o corpo se vê “obrigado” a usar os estoques de gordura para promover a perda de peso. No entanto, grande parte dos praticantes reclama da halitose. Por isso, daremos a seguir dicas de como acabar com mau hálito no Jejum Intermitente.


Motivos do mau hálito no jejum intermitente

Ao praticar o Jejum e consequentemente ficar por horas sem comer, o organismo identifica reduzidas taxas de glicose, e dessa forma busca alternativas para manter a quantidade que ainda se faz presente no nosso corpo. Portanto, ele usa o tecido adiposo e a seguir ativa hormônios como o glucagon que quebram a gordura. Além disso, usa o glicogênio, um tipo de energia encontrada nos músculos.

E aí que associamos o mau hálito com o jejum intermitente. No processo de queima de gordura, saiba que os ácidos graxos se quebram em propriedades denominadas corpos cetônicos. O excesso destas substâncias é chamada de cetose, e para eliminá-las, o organismo faz com que eles se insiram na corrente sanguínea e sejam carregados até os pulmões para serem eliminados pelas vias aéreas.

E o grande problema está no excesso dos corpos, que acaba provocando o temido mau hálito e produz um cheiro similar a fruta envelhecida. É o que chamamos de hálito cetônico.

Como acabar com mau hálito no jejum intermitente

Confira algumas estratégias para minimizar a halitose.

  • Nunca é demais ressaltar, mas tenha cuidado extra com a sua higiene bucal. Não se esqueça do uso do fio dental e seja rígido com a limpeza da língua com a ajuda de um limpador próprio para eliminar o biofilme lingual que fica acumulado na região e é um dos responsáveis pelo mau hálito. E claro, escove os dentes ao menos três vezes por dia, combinado?
  • Beba muita água, pois além de ajudar na hidratação do organismo, ela é essencial para produzir saliva, que ajuda no combate à halitose. Durante o período em que pode se alimentar, prefira alimentos saudáveis, fibrosos, e pobre em calorias, como castanhas, maçã e cenoura crua. Aposte também em alimentos ricos em água.
  • Evite alimentos que causam mau hálito, como os tipos gordurosos e condimentados, e temperos como cebola e alho.

Lembrando que antes de iniciar qualquer dieta é importante consultar um médico ou nutricionista.


Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *