Jejum Intermitente

Estado de cetose Jejum Intermitente


Você já ouviu falar em cetose? O termo é um estado metabólico em que o organismo utiliza a gordura como principal combustível, ao invés de usar os carboidratos, como o açúcar, por exemplo. Saiba que a cetose ocorre quando a ingestão de carboidratos fica baixa. Neste momento, o fígado converte o tecido adiposo e as gorduras consumidas em um ácido graxo denominado corpos cetônicos. E é aí que o corpo queima estes componentes para conseguir energia. Agora que você já sabe o que é cetose, entenda mais sobre o Estado de cetose jejum intermitente a seguir!


Estado de cetose jejum intermitente

Como a cetose tem a função de produzir energia por meio da gordura quando não existe quantidade o bastante de glicose, a cetose pode ocorrer, por exemplo, em casos de períodos em jejum. Ou também como uma consequência de dieta restritiva pobre em consumo de carboidrato.

Na ausência de glicose, a principal fonte de energia do organismo, o corpo começa a produzir os corpos cetônicos como fonte, que resultam na quebra das células de gordura. Por isso, algumas pessoas que fazem o jejum intermitente, com foco na perda de peso, almejam esse estado cetônico.

Sintomas da cetose

Os sintomas variam muito de indivíduo para indivíduo, e geralmente somem após alguns dias de adaptação ao jejum intermitente. Alguns dos principais sintomas do estado de cetose:

  • Dor de cabeça;
  • Maior frequência de urina;
  • Aumento da sede;
  • Fraqueza;
  • Náusea;
  • Redução da fome;
  • Mau hálito ou hálito com sabor metálico.

Efeito da cetose no organismo

Como consequência do jejum, saiba que o organismo começa a usar a gordura armazenada no corpo como uma fonte de energia, o que ajuda no processo de emagrecimento. Sem contar que o estado de cetose proporciona energia o suficiente para que o nosso cérebro possa executar ações essenciais do corpo em fases em que a reserva de glicose é limitada.

Entretanto, embora seja um processo natural do corpo, que produz energia e que ainda ajuda na perda de gordura, é essencial que haja uma administração da quantidade dos corpos cetônicos no sangue, já que altas concentrações podem deixar o sangue ácido e inclusive levar ao coma. A medição é feita por meio de exames de sangue. Por isso que dietas restritivas ou jejum prolongado devem ser feitas com supervisão de um médico ou de um nutricionista.

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. Lindinalva diz:

    Amei !
    Gostaria de ter sempre estas publicações pra mim aprender …

  2. Ana Maria de Carvalho Moreira diz:

    Quero fazer

  3. Eu preciso muiito

  4. RENATA ALVES Da Silva diz:

    Quero emagrecer

    1. Quero emagrecer

  5. Ana Pires diz:

    O que eu posso comer ??

  6. Ana Sueli de Pauli Ferri diz:

    Conhecimento.
    Preciso perder peso.

  7. Eu quero fazer ojejun poistenho problema de figado gordura e problema de tireóide

  8. Silvania diz:

    Posso tomo so caldo de legumes 1 vez ao dia ,agua e chá

  9. Antônia fax silva diz:

    Gostaria muito de perde 20 quilos

  10. Cintia diz:

    Preciso emagrecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *