Jejum Intermitente

Como entrar em Cetose rapidamente


Você já ouviu falar em cetose? Saiba que este é um processo natural do nosso organismo que produz energia por meio da gordura na falta de glicose. Este é o famoso estado de cetose, que ocorre por conta de períodos em jejum ou em casos de dietas com baixa ingestão de carboidrato. A cetose pode te ajudar a emagrecer porque a ação faz com que o corpo passe a ter energia a partir da queima de gordura. Portanto, vamos conferir a seguir dicas de como entrar em cetose rapidamente!



O que é cetose?

A cetose é um processo do nosso organismo que tem como função produzir energia por meio de gordura quando não existe quantidade o bastante de glicose disponível. Dessa forma, a cetose pode ocorrer por causa de fases de jejum ou por conta de dietas baixa em consumo de carboidrato.

Saiba que na ausência de glicose, que é a principal fonte de energia do corpo, o organismo, para ter uma fonte de energia, começa a produzir corpos cetônicos, que nada mais são do que as células de gordura sendo destruídas. Saiba que estes corpos cetônicos são levados para os músculos e para o cérebro.

Como entrar em cetose rapidamente

Reduza o consumo de carboidratos

Deixar de consumir carboidratos da noite para o dia realmente não é fácil. Portanto, não precisa ser radical, basta limitar o consumo dos carboidratos líquidos de 20 a 50 gramas por dia. Carboidratos líquidos nada mais é do que a subtração do total de carboidratos pela fibra alimentar.

Acrescente gorduras boas à dieta

A cetose precisa da gordura para queimar e assim alimentar o corpo. Por isso, para entrar em estado de cetose e manter-se nele, cerca de 70% da dieta deve compreender consumo de gordura boa.

Consuma alimentos como:

Sementes de linhaça e chia

Abacate e óleo de abacate

Gorduras animais, como queijo e ovos

Peixes como atum e salmão

Pratique jejum intermitente

Com um maior consumo de gordura na dieta, você provavelmente se sentirá mais saciado. Saiba que praticar o jejum intermitente junto com uma dieta baixa em carboidrato o ajudará a entrar em cetose de forma mais rápida. Se você não é iniciante na prática, faça o protocolo 16 por 8, ou seja, faça jejum por 16 horas e se alimente por 8 horas. Caso seja iniciante no método, comece com o protocolo 12 por 12 ou seja, coma por 12 horas e fique em jejum por 12 horas.

Consuma proteína moderadamente

Vale ressaltar que o consumo de proteínas não deve ultrapassar 30% da ingestão diária. Isso porque ocorre um processo metabólico quando há uma grande quantidade de proteína no sangue. Neste caso, a proteína se converte em glicose, e não em cetonas. Portanto, quando isso ocorre, a cetose não acontece. Esse processo metabólico é denominado de gliconeogênese.

Evite gordura trans

Fique longe de alimentos processados, que são ricos em gordura trans e vão dificultar o seu processo de estado de cetose. Frituras e carnes processadas, por exemplos, são grandes fontes de gorduras trans, por isso, se quiser entrar em cetose, fique longe deles. É interessante ressaltar que até mesmo os alimentos que informam em suas embalagens que possuem zero gordura trans, na verdade podem trazer uma pequena quantidade de trans. Isso porque conforme regulamentação da Anvisa, itens com até 0,2 grama de gordura trans por porção podem informar ter zero gramas no rótulo nutricional.

Sintomas da cetose

  • Mau hálito;
  • Redução da fome;
  • Aumento da sede;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Náusea;
  • Aumento da vontade de urinar.

Saiba que o jejum de 16 horas costuma forçar o nosso corpo a entrar em estado de cetose, o que quer dizer que o organismo começa a sua queima de gordura para gerar energia. Isso consequentemente contribui para a perda de peso.

 

Lembrando que toda dieta deve ter um acompanhamento profissional.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. 16 horas de jejum ajuda

  2. Tania hardman diz:

    Jenju Intermitente foi a unica maneira que emagrecí e tenho saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *