Você já ouviu falar em cetose? O termo é um estado metabólico em que o organismo utiliza a gordura como principal combustível, ao invés de usar os carboidratos, como o açúcar, por exemplo. Saiba que a cetose ocorre quando a ingestão de carboidratos fica baixa. Neste momento, o fígado converte o tecido adiposo e as gorduras consumidas em um ácido graxo denominado corpos cetônicos. E é aí que o corpo queima estes componentes para conseguir energia. Agora que você já sabe o que é cetose, entenda mais sobre o Estado de cetose jejum intermitente a seguir!
Estado de cetose jejum intermitente
Como a cetose tem a função de produzir energia por meio da gordura quando não existe quantidade o bastante de glicose, a cetose pode ocorrer, por exemplo, em casos de períodos em jejum. Ou também como uma consequência de dieta restritiva pobre em consumo de carboidrato.
Na ausência de glicose, a principal fonte de energia do organismo, o corpo começa a produzir os corpos cetônicos como fonte, que resultam na quebra das células de gordura. Por isso, algumas pessoas que fazem o jejum intermitente, com foco na perda de peso, almejam esse estado cetônico.
Sintomas da cetose
Os sintomas variam muito de indivíduo para indivíduo, e geralmente somem após alguns dias de adaptação ao jejum intermitente. Alguns dos principais sintomas do estado de cetose:
- Dor de cabeça;
- Maior frequência de urina;
- Aumento da sede;
- Fraqueza;
- Náusea;
- Redução da fome;
- Mau hálito ou hálito com sabor metálico.
Efeito da cetose no organismo
Como consequência do jejum, saiba que o organismo começa a usar a gordura armazenada no corpo como uma fonte de energia, o que ajuda no processo de emagrecimento. Sem contar que o estado de cetose proporciona energia o suficiente para que o nosso cérebro possa executar ações essenciais do corpo em fases em que a reserva de glicose é limitada.
Entretanto, embora seja um processo natural do corpo, que produz energia e que ainda ajuda na perda de gordura, é essencial que haja uma administração da quantidade dos corpos cetônicos no sangue, já que altas concentrações podem deixar o sangue ácido e inclusive levar ao coma. A medição é feita por meio de exames de sangue. Por isso que dietas restritivas ou jejum prolongado devem ser feitas com supervisão de um médico ou de um nutricionista.
Amei !
Gostaria de ter sempre estas publicações pra mim aprender …
Quero fazer
Eu preciso muiito
Quero emagrecer
Quero emagrecer
O que eu posso comer ??
Conhecimento.
Preciso perder peso.
Eu quero fazer ojejun poistenho problema de figado gordura e problema de tireóide
Posso tomo so caldo de legumes 1 vez ao dia ,agua e chá
Gostaria muito de perde 20 quilos
Preciso emagrecer