O Jejum Intermitente é uma prática que cada vez mais se comprovam os seus benefícios para a nossa saúde. Mas, quem pratica, com o objetivo de emagrecimento, ou pretende fazer o JI, costuma ter algumas dúvidas. Afinal, como fazer? Uma das maiores dúvidas certamente é sobre Qual o jejum intermitente mais eficaz? Vamos conferir mais informações a seguir para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto?
Qual o jejum intermitente mais eficaz?
Saiba que uma das modalidades do jejum que está sendo estudada pelos cientistas da área é o 16:8. Neste tipo, o indivíduo fica 16 horas em jejum e as 8 horas restantes poderá se alimentar como de costume.
Lembrando que durante o jejum você poderá consumir apenas:
- água
- chá e café sem adoçar (sem adoçante ou açúcar)
Acesse aqui dicas de cardápio para quebrar o jejum.
Protocolo 16 8 horas
Saiba que um estudo divulgado na publicação Nutrition And Healthy Aging demonstra um teste feito com 23 adultos que sofrem de obesidade durante um período de 12 semanas.
O grupo de estudo fez o jejum com a janela aberta entre 10 da manhã e 18 horas, se alimentando da forma que quisessem dentro desse horário. Os estudiosos puderam perceber que os participantes consumiram 350 menos calorias por dia, comparado com o grupo de controle, gerando perda de peso, além de melhoria na pressão arterial.
Ou seja, o protocolo 16 por 8 é uma ótima alternativa pra quem pretende perder peso e sentir todos os benefícios do JI na pele. Ressaltando que caso seja um iniciante na prática, o ideal é começar pelo protocolo 12 por 12 horas. Dessa forma, o seu organismo se acostuma de maneira gradual com o jejum, minimizando sintomas desconfortáveis como dor de cabeça, por exemplo.
Vale citar que antes de qualquer dieta é sempre importante consultar o seu médico para que ele possa examiná-lo e liberá-lo para a prática.